Era filha de pai norte-americano e mãe paranaense, aos 13, casou-se com o milionário, Theodoro Eduardo Duvivier Filho, de 39 anos de idade.
Mais tarde voltouse para a vida artística e foi residir num luxuoso apartamento no Hotel Glória, passando então a ocupar as manchetes de jornais e capas de revistas.
iniciou sua carreira cantando com a irmã Rosina na dupla "As Irmãs Pagãs", nos anos de 1940, iniciava sua carreira-solo.
Comandou também inúmeros shows em casas noturnas.
Dotada de espírito polémico, Elvira Pagã, exibia acintosamente nos palcos, o seu corpo dedicava-se também a pintura, quando em 1956 realizou uma exposição na Galeria Nagasawa, em Copacabana, com 20 telas a óleo de sua autoria.
Escreveu alguns livros, entre eles "Revelações" e "Vida e Morte", chegando inclusive, ocupar a cadeira de número 12 da Academia Paulista de Letras.
Sofreu algumas prisões, quando se inspirou, compos e gravou o samba canção "Cassetete Não", no qual denunciava e ironizava os maus-tratos infringidos pela policia do Rio de Janeiro.
Excursionou por todo o Brasil, era conhecida no exterior como "The Original Bikini Girl" e "The Brazilian Buzz Bomb".
Elvira não desistia de afrontar a moral daquele tempo, provocando verdadeiras enchentes nos cabarés e no teatro revista.
posou nua e distribuiu a fotografia como cartão de Natal, reafirmando-se como sinônimo de escândalo, atentado ao pudor, imoralidade.
O famoso bandido Carne Seca, forrou todas as paredes de sua cela, com fotos de Elvira.
Numa destas fotos, Elvira debruçada sobre uma pele de onça, lia-se a dedicatória:
"Para Carne Seca, um consolo de Elvira Pagã".
no fim 1960, Elvira se recolheu, saiu da vida artística e social. Se intitulou sacerdotisa, ligada a Discos Voadores e à Atlântida, fundando a seita, "Doutrina da Verdade".
Faleceu no dia 8 de maio de 2004, aos 82 anos, no Rio de Janeiro numa clínica em Santa Teresa, onde se achava internada e foi sepultada sigilosamente por seus parentes, em uma estância hidromineral do Sul de Minas Gerais.
Fonte: www.euseitudo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário