terça-feira, 17 de novembro de 2009

Elvira Pagã


Era filha de pai norte-americano e mãe paranaense, aos 13, casou-se com o milionário, Theodoro Eduardo Duvivier Filho, de 39 anos de idade.

Mais tarde voltouse para a vida artística e foi residir num luxuoso apartamento no Hotel Glória, passando então a ocupar as manchetes de jornais e capas de revistas.

iniciou sua carreira cantando com a irmã Rosina na dupla "As Irmãs Pagãs", nos anos de 1940, iniciava sua carreira-solo.


Comandou também inúmeros shows em casas noturnas.

Dotada de espírito polémico, Elvira Pagã, exibia acintosamente nos palcos, o seu corpo dedicava-se também a pintura, quando em 1956 realizou uma exposição na Galeria Nagasawa, em Copacabana, com 20 telas a óleo de sua autoria.

Escreveu alguns livros, entre eles "Revelações" e "Vida e Morte", chegando inclusive, ocupar a cadeira de número 12 da Academia Paulista de Letras.

Sofreu algumas prisões, quando se inspirou, compos e gravou o samba canção "Cassetete Não", no qual denunciava e ironizava os maus-tratos infringidos pela policia do Rio de Janeiro.

Excursionou por todo o Brasil, era conhecida no exterior como "The Original Bikini Girl" e "The Brazilian Buzz Bomb".

Elvira não desistia de afrontar a moral daquele tempo, provocando verdadeiras enchentes nos cabarés e no teatro revista.

posou nua e distribuiu a fotografia como cartão de Natal, reafirmando-se como sinônimo de escândalo, atentado ao pudor, imoralidade.

O famoso bandido Carne Seca, forrou todas as paredes de sua cela, com fotos de Elvira.

Numa destas fotos, Elvira debruçada sobre uma pele de onça, lia-se a dedicatória:

"Para Carne Seca, um consolo de Elvira Pagã".

no fim 1960, Elvira se recolheu, saiu da vida artística e social. Se intitulou sacerdotisa, ligada a Discos Voadores e à Atlântida, fundando a seita, "Doutrina da Verdade".

Faleceu no dia 8 de maio de 2004, aos 82 anos, no Rio de Janeiro numa clínica em Santa Teresa, onde se achava internada e foi sepultada sigilosamente por seus parentes, em uma estância hidromineral do Sul de Minas Gerais.

Fonte: www.euseitudo.com.br

Nenhum comentário: