quarta-feira, 14 de abril de 2010

Anna Wintour - A dona da passarela..

Anna Wintour (3 de novembro de 1949, Londres) é a atual editora-chefe da edição norte-americana da revista Vogue, a mais conceituada e importante publicação de moda do mundo e um dos seus maiores ícones. Lançou recentemente um documentário sobre seu trabalho, chamado The September Issue.

Desfiles não começam sem a presença dela. Estilistas como Tom Ford e Stella McCartney devem o começo de sua carreira a ela. O inglês John Galliano credita a ela a chance de comandar a Dior. Nicole Kidman virou ícone fashion com seus conselhos. Futuras tendências da moda são alinhavadas sob o comando dela. Aos 55 anos, Anna Wintour, diretora da revista Vogue americana, manda e desmanda no mundo fashion, a ponto de seu alter ego em desenho animado (Edna Moda, de Os Incríveis, que faz os uniformes dos super-heróis) ter sido convocado para apresentar o Oscar de melhor figurino. ''Anna tornou-se o mais poderoso nome da moda'', disse a ÉPOCA o escritor americano Jerry Oppenheimer, autor de sua primeira biografia: Front Row - Anna Wintour: The Cool Life and Hot Times of Vogue's Editor in Chief.

Filha de um jornalista, a inglesa Anna começou a carreira em revistas em 1970. Entrou na Vogue em 1983. Cinco anos depois, assumia a direção. ''Ela provocou uma revolução ao introduzir uma moda mais acessível às mulheres americanas'', explica Oppenheimer. Sob seu comando, a revista atingiu uma circulação de 1,2 milhão de exemplares. O número de anúncios aumentou 200%. Com tanto poder, mas tendo uma reputação de ser distante, ferina e fria, ela tornou-se um prato cheio para detratores que fornecem incontáveis histórias às colunas de fofocas. No ano passado, uma ex-funcionária da revista fez fama e dinheiro ao revelar esquisitices da chefe no livro O Diabo Veste Prada.

Algumas dessas histórias foram confirmadas por Oppenheimer. Avessa a gordinhos e feiosos, Anna obrigou a apresentadora Oprah Winfrey a perder 10 quilos para aparecer na capa da Vogue. Também aconselhou Hillary Clinton a abandonar o terninho azul, antigo ''uniforme'' da senadora - que foi devidamente aposentado. Mas o livro apresenta também testemunhos do poder de Anna - para muitos, a comandante-mor da indústria da moda, que movimenta US$ 160 bilhões. O estilista Marc Jacobs, americano que renovou a centenária Louis Vuitton, confessa que seu design é influenciado por Anna. ''Sempre comento minhas idéias e ouço sua opinião. Mas sei de alguns estilistas que mandam seus desenhos por fax para ela aprovar''.

Curiosidade:
A supermodelo brasileira Gisele Bundchen é uma das favoritas de Anna Wintour, na repaginação visual que ela deu à revista nos anos 1990, lançando o tipo saudável de formas sexy como ideal de beleza.

Fonte: globo.com/Epoca

2 comentários:

Nanda disse...

Ela arrasa msm.
Bjs!

Aline Pepe disse...

emprego dos sonhos....quem sabe um dia né?

beijinhos