quarta-feira, 23 de junho de 2010

Helena Rubinstein



Helena Rubinstein (Cracóvia, 25 de dezembro de 1871 – Nova York, 1 de abril de 1965) foi uma empresária e cosmetóloga polonesa-americana. Nascida na Polônia na época em que esta fazia parte do Império Austro-Húngaro, com 18 anos mudou-se para a Austrália onde começou a misturar fórmulas médicas e pomadas. Em 1902 ela abriu o primeiro salão de beleza do mundo em Melbourne. Mais tarde, em 1908, ela abre outro em Londres, e logo em seguida um em Paris, 1912, e Nova York, 1914.
Desde 1917 Helena Rubinstein fabrica e distribui seus produtos em grande escala. Foi a fundadora da Helena Rubinstein, Incorporated e se tornou uma das mulheres mais ricas do mundo.
Morreu aos 93 anos de idade.

Rubinstein nasceu Chaja Rubinstein, a mais velha dos oito filhos, de Augusta Gitte (Gitel) Scheindel Silberfeld Rubinstein e Naftali Herz Horace Rubinstein, ele era um comerciante em Cracóvia , de origem judaíca. Por um curto período de tempo, ela estudou medicina na Suíça.

Ela chegou na Austrália em 1894, sem dinheiro e pouco conhecimento de Inglês. Suas roupas elegantes e pele leitosa não passou despercebida entre as senhoras da cidade, no entanto, ela logo encontrou compradores entusiásticos para os frascos de cremes de beleza que trazia em sua bagagem. Começou a fazer os seus proprios produtos de beleza.
No prazo de cinco anos de operações australianas foram suficientementes rentáveis para financiar um Salon de Beauté Valaze em Londres. Como tal, Rubinstein formou uma das primeiras companhias mundiais de cosméticos. Sua empresa de negócios se mostrou imensamente bem sucedida e mais tarde na vida, ela usou sua enorme riqueza para apoiar instituições de caridade nos domínios da educação, arte e saúde.

Em 1908, casou-se com o jornalista americano Edward William Tito, em Londres. Eles tiveram dois filhos. Em 1937, Rubinstein divorciou-se de Tito, após um casamento controverso marcado por suas infidelidades.

Em 1938 casou-se com o auto-intitulado Príncipe Artchil Gourielli-Tchkonia (1895-1955),
23 anos mais jovem que ela. Ansioso por um título régio por interesses próprios, Rubinstein perseguiu avidamente o belo rapaz, chegando deste modo a um nome de linha de cosméticos masculinos. Alguns alegaram que o casamento foi uma jogada de marketing, para passar-se como a princesa Helena Gourielli .
Com muito dinheiro, adquiriu mobiliário e obras de arte. Fundou o respeitável Helena Rubinstein Pavilhão de Arte Contemporânea em Tel Aviv .
Em 1953, ela criou a Fundação Helena Rubinstein filantrópicas para fornecer fundos para organizações especializadas em saúde, a pesquisas médicas e reabilitação, bem como para o América-Israel Cultural Foundation e bolsas de estudo para os israelenses.
Em 1959, Rubinstein representou os Estados Unidos na indústria de cosméticos no American National Exhibition, em Moscou .
Um de seus  inúmeros lemas, costumava dizer: "Não existem mulheres feias, apenas os preguiçosos."

Fonte Wikipédia

Nenhum comentário: