sábado, 26 de junho de 2010

Lady Diana

Diana Frances Spencer, Filha do Visconde de Althorp, posteriormente Princesa de Gales ao desposar-se com o Príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, nascida nas proximidades de Sandringan em 1º de julho de 1961. Foi educada inicialmente na Riddlesworth Hall Preparatory School em Norfolk e posteriormente na West Health School. Completou seus estudos na Suíça no ano de 1978. Após este período, trabalhou como professora numa escola em Pimlico.

Seu casamento com o príncipe de gales foi oficialmente anunciado em fevereiro de 1981, tendo ocorrido a grande cerimônia em 29 de julho do mesmo ano. O primeiro filho, William Arthur Philip Louis, nasceu em 21 de julho do ano seguinte. O segundo filho Prince Henhy of Wales, nasceu em 15 de setembro de 1984. Como Princesa de Gales, desempenhou seu papel representando a Coroa Britânica em inúmeras viagens pelo mundo e ainda auxiliando instituições e campanhas de caridade, voltando seu tranalho sobretudo ao bem-estar infantil.

Em 1992 sua separação do Príncipe Charles foi anunciada. O divórcio ocorreu em 28 de agosto de 1996. Desde muito cedo, a princesa sofria com o vasto assédio ainda alimentado por rumores da existência de uma amante de Charles. Apesar disso, inversamente proporcional ao caso da própria rainha, a Princesa Diana atingia grande popularidade entre os cidadãos britânicos. Após seu divórcio em 1996, a princesa permaneceu no entanto como membro da família real britânica, dando continuidade aos seus trabalhos de solodariedade junto aos desfavorecidos. Concedeu uma extensa entrevista à televisão britânica em tom de desabafo, tendo angariado grande simpatia da opinião pública londrina.

Apesar de sua separação do Príncipe Charles, a imprensa sensacionalista britânica deu continuidade ao seu enfoque quanto à vida pessoal da Princesa, tendo noticiado a ligação amorosa de Diana com Dodi Fayed, membro da família proprietária da Harrods, uma das mais tradicionais e mundialmente famosas lojas de departamentos de Londres. Neste contexto, a trágica morte da princesa ocorreu em 31 de agosto de 1997 em um acidente de carro em paris, tendo também resultado da morte de Fayed e do motorista. Segundo versões, o motorista estava em alta velocidade numa tentativa de fuga, pois o veículo era então perseguido pelos chamados paparazzi, os inescrupulosos fotógrafos da imprensa sensacionalista européia. Sua morte ocupou o centro das atenções mundiais através de manchetes nos principais jornais e noticiários televisivos do mundo, causando grande comoção em nível internacional. Até hoje, a Princesa é lembrada por seu trabalho solidário e pelo relativo resgate da popularidade da Coroa Britânica que sua figura chegou a representar.

Seu funeral, em 6 de setembro de 1997 emocionou milhões de pessoas e deixou clara a admiração pela "Princesa do Povo". Diana foi sepultada em uma ilha no lago de Althorp, na propriedade da família paterna.

Fontes: princdiana.vilabol.uol.com.br

Um comentário:

Nanda disse...

Acho que ela marcou a história inglesa de forma diferente e interessante!
Gostava dela... Nao se submeteu à convenções, e buscava ser feliz!
Bj!