terça-feira, 4 de maio de 2010

Edie Sedgwick

Edie Sedgwick foi uma das superstars de Andy Warhol durante os 60’s, ela era tipo as “it girls” de hoje (Lindsay, Paris, Mischa…) mas com um apelo mais artsy. Linda, loira e magerrima, Edie trabalhava como modelo em NY até conhecer Warhol em 1965 e se tornar sua favorita, trabalhando em vários projetos da Factory (o estudio de Andy Warhol em NY).

Quando Andy conheceu Edie, a vida imitava a arte.
Anos 60. A ambiciosa Edie Sedgwick chega a Nova Iorque e conhece Andy Warhol - que vê na beleza e no carisma da jovem potencial para fazer dela a sua musa.

Dai pra fente a vida de Edie comessou a ficar cada vez mais louca, frequentando as festas e o ci­rculo de Andy, Sedgwick (que costumava se apresentar como Mrs Warhol) se meteu com drogras (anfetaminas) e agravou os problemas que já tinha (depressão, bulimia e anorexia nervosa).

Em 1966 ela rompeu relações com Andy (por causa de dinheiro e ego e os motivos de sempre), teve um breve romance com Bob Dylan (dizem que ele escreveu algumas musicas do album Blonde on Blonde inpiradas nela) e se afundou ainda mais nas drogas (LSD, heroi­na e barbituricos).

Com a carreira em decadência Sedgwick resolveu gravar o filme "Ciao! Manhatan" que foi lançado em 1972. O filme era uma coletânea de imagens meio desconexas, quase uma biografia da vida de Edie. Edie Sedgwick morreu em 1971 logo após o fim das filmagens. Ela, que tinha 28 anos, foi ví­tima de uma overdose de barbitúricos.

O filme "Factory Girl", estrelado por Sienna Miller (tão esperando que a carreira da mossa decolou depois desse filme) e com a participação MK Olsen (em seu primeiro trabalho sem a irmã), conta a história de Edie e promete  que ela foi uma das maiores e mais interessantes personalidades da cena artistica/fashion dos anos 60.

Conhecer a história de Edie Sedgwick e bem legal pra quem se interressa por moda visto que os anos 60’s já influenciaram um monte gente por aí incluindo milhares de editoriais e capas de grandes revistas de moda atualmente.

Fonte: cineteka.com

Fotos de Sienna Miller durante as filmagens de "Factor Girl".

Um comentário:

Elaine Crespo disse...

Mirtes!

Bem ela é FANTÁSTICA E LINDA!!

Ele um GÊNIO!!

O Filme "Factory Girl" sensacional!!

Parabéns pelo belo post!

beijos,
Elaine